OS CURSOS DE ESPANHOL BÁSICO (CESB) E
CURSO DE ESPANHOL INSTRUEMNTAL (CEI) NA PLATAFORMA MOODLE
Emanuele dos Santos Teles TAVARES (UFS/GEMADELE)
Maria Carla Souza SANTOS2 (UFS/GEMADELE)
Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
RESUMO: A iniciativa de promoção dos Cursos de Espanhol Básico (CESB) e Curso de
Espanhol Instrumental (CEI) on-line com a intenção de proporcionar o
conhecimento da Língua Espanhola na modalidade à distância. Os cursos são
realizados na Plataforma Moodle que possibilita a interação dos alunos da
Universidade Federal de Sergipe com a língua espanhola como língua estrangeira
na modalidade à distância com atividades avaliativas semanais na plataforma
Moodle e com duas avaliações presenciais na unidade São Cristóvão. Promovidos
pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe
(UFS) em parceria com o Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) e
coordenados pela professora Msc. Valéria Jane Siqueira Loureiro com a
colaboração dos estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Letras
(espanhol e português/espanhol) integrantes do Grupo de Pesquisa em “O uso das
TIC’s no processo de ensino/aprendizagem de E/LE” que pertence ao grupo de
pesquisa em Análise e Elaboração de Material Didático de E/LE (GEMADELE). A
plataforma Moodle proporciona a proximidade do educando com a Língua
Estrangeira e também pode oferecer o manuseio e o controle das aulas, leitura,
discussões, interações on-line enfim, todas as atividades propostas para o
ensino de maneira virtual. O principal objetivo deste trabalho é verificar como
a aprendizagem pode acontecer de maneira dinâmica e atrativa com base em textos
de Levy (1997), Kenski (2003) e Feldmann (2005). Assim verifica-se que a
Plataforma Moodle pode facilitar o processo ensino-aprendizagem de espanhola
Língua Estrangeira, uma vez que estimula os discentes a participarem
colaborativamente das atividades propostas para desenvolvimento das habilidades
linguísticas e comunicativas.
Palavras-chave: Plataforma Moodle; Educação à
Distância; Interatividade; material didático.
Artigo completo em pdf.