SOB O PESO DAS SOMBRAS




“SOB O PESO DAS SOMBRAS”:
UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO.



Gleide dos Santos MENEZES (UFS)



RESUMO: O presente trabalho tem como principal objetivo examinar o romance “Sob o peso das sombras” do escritor sergipano Francisco Dantas, levando em consideração as noções que envolvem o pleno letramento para o ensino médio. Desta forma, utilizaremos os argumentos teóricos referentes á relação ensino – discurso – literatura em SANTOS e OLIVEIRA (2008); ao ensino pragmático de literatura em OLIVEIRA (2010); a especificidade presente no texto literário, que engloba entre outros fatores, a intertextualidade encontrada no trabalho de KOCK (2011) e as singularidades presentes na compreensão textual do leitor, em SOUZA (2012); debatidos nas orientações do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Língua Portuguesa e no documento das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, findando as explanações com o apontamento das particularidades do romance, incluindo as considerações de ALONSO e FACCHIN (2011) e ANDRADE (2010) que atribuem contexto e inter-relações com as questões apresentadas; possibilitando uma abordagem crítica do ensino de literatura, dialogando o contexto do aluno com a obra em questão. Enfim, a análise apresentada contribui para uma maior observação do ensino de literatura como abordagem para o letramento em Língua Portuguesa no ensino médio, bem como uma relação contexto – obra – sujeitos da aprendizagem e as particularidades necessárias para a compreensão textual, bem como, a contextualização do meio do discente com a arte literária.


Palavras – chave: contexto, ensino, intertextualidade, literatura.

  Artigo completo em pdf

TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência