REPRESENTACOES DE GeNERO NO CONTEUDO E EM ILUSTRACOES DE LIVROS




REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEÚDO E EM ILUSTRAÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO CICLO (1º AO 5º ANOS)


 Luciana de Lima ARCANJO (UFS)
Jiselda Meirielly de FRANÇA (UFS)
 Tatiane Frutuoso dos SANTOS (UFS)



RESUMO: O presente trabalho faz uma análise preliminar no que se refere aos discursos sobre gênero presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 1º ao 5º adotados por instituições públicas de ensino e que fazem parte do PNLD (Programa Nacional Do Livro Didático). Dentro dessa vertente, analisaremos as propostas do PNLD para o ensino de Língua Portuguesa nessa etapa do Ensino Fundamental, as imagens referentes aos gêneros feminino e masculino presentes nas coleções analisadas e os discursos presentes nos livros didáticos que são relevantes para o ensino das crianças nesse ciclo, sendo muita das vezes, a principal referência para professores/as e alunos/as. Nossa problemática busca nas imagens e nos discursos a posição da figura feminina e masculina na sociedade, mostrando que a identidade atribuída à mulher é inferiorizada em relação à do homem. Esse meio de comunicação imagem/escrita, geralmente expõe experiências do cotidiano da sociedade de uma forma restrita e disfarçada da realidade, enfatizando as concepções fixas e homogêneas, desconsiderando que o indivíduo é resultado de mudanças e transformações. É relevante explanar que partindo da construção dos discursos, espera-se que a escola propicie um conhecimento aos educandos que seja capaz de combater, por exemplo, a visão estereotipada oriunda de uma cultura machista em relação à mulher.   


Palavras-chave: estereótipo; livro didático; ensino de Língua. 

Artigo completo em pdf

TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência