O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE GRAMÀTICA EM
ELE NO LIVRO “SÍNTESIS”
Sarah Alves dos SANTOS (UFS/GEMADELE)
Valeria Mahaiara dos SANTOS
(UFS/GEMADELE)
Orientadora:
Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
RESUMO: No âmbito educacional se tem
questionado muito acerca da necessidade do ensino de gramática nas aulas de
línguas, particularmente nas de línguas estrangeiras, já que seu estudo quase
sempre se dá de forma exaustiva. No entanto, não se pode negar a importância do
ensino da gramática, uma vez que o seu conhecimento é fundamental para
auxiliar aos alunos em suas
necessidades comunicativas. Sendo assim, a gramática é válida no
processo de ensino/aprendizagem de ELE e deve ser ensinada. O objetivo de seu
ensino deveria ser auxiliar o aluno a desenvolver a sua capacidade de
comunicação na LE, e assim levá-lo a manejar a comunicação
pelo uso das regras da língua de forma consciente e autônoma (Gelabert e otros,
2002, García García, 2001 e Martín Peris, 2004). Levando em consideração
o quão significativo é o ensino da gramática, neste trabalho nos propomos a
apresentar a análise referente ao conteúdo gramatical no volume I do livro
didático “Síntesis”, tendo como base o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro
Didático) de 2012 e os OCNEM (Orientações Curriculares Nacionais do Ensino
Médio) de 2006 de língua espanhola. De inicio será observado quais os
conceitos de língua e de gramática são apresentados aos docentes através do
manual do professor. Depois se examinará como o conteúdo gramatical é abordado
para os alunos. Seguindo com uma breve reflexão sobre o papel da gramática no
ensino de ELE, visto que os aspectos gramaticais são imprescindíveis ao ensino
da língua estrangeira, e por isso, os professores devem estar cientes de que a
escolha do material didático apropriado além de facilitar o processo de aquisição
da nova língua, incentiva a aprendizagem por parte dos alunos.
Palavras-chave:
Gramática, material didático, ensino/aprendizagem de ELE, competência
comunicativa.
Artigo completo em pdf