LETRAMENTO DIGITAL NOS MATERIAIS
DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ana Rita de Carvalho SOUZA (UFS)
Emile
Kelly Lima XAVIER (UFS)
Lívia Cristina Nascimento SANTOS (UFS)
RESUMO: Os livros didáticos estão presentes na
realidade do Ensino Médio brasileiro. Ainda que não seja a forma adequada,
sabe-se que muitos professores o utilizam como ferramenta única e
inquestionável no processo de ensino-aprendizagem (FERNANDEZ, 2012; RITCHER,
2005). A partir dessa realidade e do contraste existente entre as indicações do
que se deve fazer em sala de aula, através dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM),
propomos essa investigação partindo do uso de tecnologias na sala de aula. Acreditamos
que o livro didático deve abrir espaço para o uso de novas tecnologias, mais
especificamente o computador. Nosso objetivo é, a partir da análise dos livros
didáticos de língua portuguesa, adotados no Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e frutos do Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD), verificar qual é o espaço dado ao letramento digital e
ao uso do computador nesse contexto de atuação. Nosso alicerce teórico está
centrado nas ideias e estudos de LÉVY (1999), COSCARELLI (2007, 2012), RIBEIRO
(2012) e XAVIER (2002). Após as análises realizadas chegamos à constatação de
que o PNLD 2012, ainda que disponha de uma análise eficaz, cuidadosa e idônea
dos materiais didáticos com os quais os professores do Ensino Médio irão
trabalhar, não focam nada (ou quase nada) na questão do Letramento Digital. Há
uma preocupação excessiva com gêneros textuais, gêneros do discurso, leitura,
gramática, mas na prática esquecem que o próprio texto tem uma materialidade
física (suporte) que é esquecida ou tratada de modo similar aos suportes
impressos. Não privilegiam ou pouco facultam, tanto para o professor quanto
para o aluno, o uso dos computadores. Este fato é preocupante ao pensar no PNLD
2014 e as possibilidades de aumento para uso da informática e expansão do letramento
digital.
Palavras-chave:
Letramento Digital; materiais didáticos; língua portuguesa; PNLD.
Artigo completo em pdf