LEITURA E
LETRAMENTO NO ENSINO MEDIO SOB UMA VISAO AMPLIADA.
Átila Sabrina Bispo SANTOS (UFS)
Patrícia de Carvalho ANDRADE (UFS)
RESUMO: Este estudo que tem
como tema leitura e letramento no ensino médio sob uma visão ampliada, explora
o valor dado à leitura pelos alunos do ensino médio, mais especificamente,
procura delimitar sua relevância atual para o letramento do educando e para a sociedade
como um todo. Por este caminho, busca também oferecer aos professores de língua
portuguesa e estudiosos da linguagem, subsídios para uma compreensão e
avaliação correta dos índices avaliativos do ensino. Letramento assim seria
segundo os estudos baseados nos pensamentos Kleiman, uma palavra recém-chegada
ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas: é na segunda metade dos
anos 80, há cerca de apenas dez anos, portanto, que ela surge no discurso dos
especialistas dessas áreas. Uma das primeiras ocorrências está no livro de Mary
Kato, de 1986 (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. Editora
Ática). No decorrer do artigo, com base em pesquisas feitas com alunos do
ensino médio em comparação às pesquisas do INAF, são debatidos, dentre outros
conceitos, o de leitura, letramento e participação social. Com base nos estudos
de Abreu (2004); Gonçalves (2006); Britto (2004); Kleiman (1995; 2004; 2008). O
estudo conclui que o fato de estarmos inseridos em uma sociedade fortemente
regida pela escrita, nos permite uma maior participação nessa cultura, havendo
maiores possibilidades de contribuir
para formação de uma identidade social positiva.
Palavras-chave:
leitura, letramento, ensino, sociedade.
Artigo completo em pdf