ENTRE LUGARES E LEITURAS



ENTRE LUGARES E LEITURAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A MEMÓRIA DE JOÃO RIBEIRO A PARTIR DAS INTERAÇÕES DO MUSEU E PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS.


Tayara Barreto de Souza CELESTINO (UFS)



RESUMO: O artigo apresentado tem como objetivo discutir questões ligadas à memória de um grande intelectual da literatura sergipana, dando ênfase ao Museu Casa de Cultura João Ribeiro que está localizada no município de Laranjeiras/SE, que funciona como um agente institucional de destaque na construção, preservação e comunicação da memória de João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, laranjeirense nascido em 24 de junho de 1860, que após os vinte anos transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde ganha projeção no cenário nacional como jornalista, professor, dentre outras atuações como intelectual. É nesse contexto que sua memória atravessa os monumentos da cidade de Laranjeiras/SE e ganha espaços em outros lugares, como em produções bibliográficas produzidas por familiares e por trabalhos de pesquisa realizados em Sergipe, disponibilizados no setor de Documentação Sergipana da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e nas bibliotecas setoriais do Campus de São Cristóvão e de Laranjeiras/UFS. Para tanto, é realizada uma análise crítica que explora a forma de como essa memória está sendo construída ao considerar as disposições do ambiente, os materiais e objetos museais utilizados no conjunto de seu acervo, os textos mobilizados e suas intenções, as imagens e o mobiliário e suas relações com os objetivos da instituição, em seguida pretende-se identificar as relações entre os indicadores da memória encontrados no lugar com as produções bibliográficas localizados no cenário sergipano.


Palavras-chave: João Ribeiro; Memória; Museu Casa de Cultura João Ribeiro.

Artigo completo em pdf.

TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência