A LITERATURA INFANTO - JUVENIL E AS
QUESTÕES SOCIAS
Danielle Santos OLIVEIRA (UFS)
RESUMO: O presente artigo tem como finalidade mostrar o quanto a
literatura infanto-juvenil é relevante para o desenvolvimento de crianças e
adolescentes. Neste artigo, será enfatizada a visão social da literatura
infanto-juvenil e quais as suas vantagens diante de um público em crescente
desenvolvimeto. Usamos como ponte mediadora para o assunto uma obra adaptada do
grande escritor francês victor hugo “les misérables”, a adaptação tem como
autor walcyr carrasco. Uma obra encantadora que nos leva a pensar e questionar
o caráter humano, analisar as questões socias da época e ligá-las ao mundo
atual. A literatura infanto-juvenil serve como meio de informação para esses
leitores em formação e uma de suas funções é facilitar a compreenção do
indivíduo, ajudando-o na construção de suas próprias ideias, estimulando seu
senso crítico, ou seja, mostrando ao jovem o mundo de diversas maneiras e
formas para que ele possa tirar suas próprias conclusões. O livro analisado “os
miseráveis” tem uma linguagem objetiva e retrata a sociedade da época com
bastante veracidade. No artigo também será abordado a questão das faixas
etárias, qual seria o livro mais adequado para cada idade? Relacionaremos as fábulas de la fontaine com a
obra analisada. Por fim, abordaremos as linhas e tendências da literatura infanto-juvenil.
PALAVRAS-CHAVE: crianças, fábulas,
desenvolvimento, social, sociedade.
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