A LITERATURA INFANTO - JUVENIL E AS QUESTÕES SOCIAS


Danielle Santos OLIVEIRA (UFS)



RESUMO: O presente artigo tem como finalidade mostrar o quanto a literatura infanto-juvenil é relevante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Neste artigo, será enfatizada a visão social da literatura infanto-juvenil e quais as suas vantagens diante de um público em crescente desenvolvimeto. Usamos como ponte mediadora para o assunto uma obra adaptada do grande escritor francês victor hugo “les misérables”, a adaptação tem como autor walcyr carrasco. Uma obra encantadora que nos leva a pensar e questionar o caráter humano, analisar as questões socias da época e ligá-las ao mundo atual. A literatura infanto-juvenil serve como meio de informação para esses leitores em formação e uma de suas funções é facilitar a compreenção do indivíduo, ajudando-o na construção de suas próprias ideias, estimulando seu senso crítico, ou seja, mostrando ao jovem o mundo de diversas maneiras e formas para que ele possa tirar suas próprias conclusões. O livro analisado “os miseráveis” tem uma linguagem objetiva e retrata a sociedade da época com bastante veracidade. No artigo também será abordado a questão das faixas etárias, qual seria o livro mais adequado para cada idade?  Relacionaremos as fábulas de la fontaine com a obra analisada. Por fim, abordaremos as linhas e tendências da literatura infanto-juvenil.



PALAVRAS-CHAVE: crianças, fábulas, desenvolvimento, social, sociedade.

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