A BUSCA POR SENTIDOS



A BUSCA POR SENTIDOS E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES


Samla Cristiane Soares de JESUS (UFS)



RESUMO: Neste trabalho apresentaremos a importância dada pelos teóricos ao ensino contextualizado que desperte o interesse e a vontade em aprender no aluno, levando-o a encontrar uma razão para construir seu conhecimento, encontrando uma aplicabilidade para aquilo que lhe está sendo exposto. Trataremos de aspectos referentes aos níveis de leitura e de processos cognitivos do aprendizado, procurando mostrar como os sujeitos proficientes em leitura utilizam as estratégias para produzir o sentido nos textos. Tem-se por objetivo contribuir para a formação de leitores proficientes, capazes de estabelecer estratégias de leitura e de construir sentidos, discutindo sobre a importância de atribuir sentidos ao ler um texto e sobre a importância das estratégias de leitura na formação de leitores. O estudo foi desenvolvido a partir da leitura e fichamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e de textos que discutem essa questão de autores com grande relevância no cenário nacional como: Ângela Kleiman, Ingedore G. V. Koch, Luiz Antônio Marcuschi e Maria Helena Martins. Com a realização deste artigo pôde-se observar a influência que construir sentidos tem no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades leitoras, pois quando o aluno se sente motivado e envolvido pela atividade proposta pelo professor, os resultados obtidos são melhores do que quando a atividade é imposta e não lhe apresenta razão alguma para ser realizada.


Palavras-chave: Leitura, sentido, estratégias de leitura, formação de leitores.

Artigo completo em pdf


TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência