A
BUSCA POR SENTIDOS E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Samla Cristiane Soares de JESUS
(UFS)
RESUMO:
Neste trabalho apresentaremos a importância dada
pelos teóricos ao ensino contextualizado que desperte o interesse e a vontade em
aprender no aluno, levando-o a encontrar uma razão para construir seu
conhecimento, encontrando uma aplicabilidade para aquilo que lhe está sendo
exposto. Trataremos de aspectos referentes aos níveis de leitura e de processos
cognitivos do aprendizado, procurando mostrar como os sujeitos proficientes em
leitura utilizam as estratégias para produzir o sentido nos textos. Tem-se por
objetivo contribuir para a formação de leitores proficientes, capazes de
estabelecer estratégias de leitura e de construir sentidos, discutindo sobre a
importância de atribuir sentidos ao ler um texto e sobre a importância das
estratégias de leitura na formação de leitores. O estudo foi desenvolvido a
partir da leitura e fichamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua
Portuguesa e de textos que discutem essa questão de autores com grande
relevância no cenário nacional como: Ângela Kleiman, Ingedore G. V. Koch, Luiz
Antônio Marcuschi e Maria Helena Martins. Com a realização deste artigo pôde-se
observar a influência que construir sentidos tem no processo de aprendizagem e
no desenvolvimento das habilidades leitoras, pois quando o aluno se sente
motivado e envolvido pela atividade proposta pelo professor, os resultados
obtidos são melhores do que quando a atividade é imposta e não lhe apresenta
razão alguma para ser realizada.
Palavras-chave:
Leitura, sentido, estratégias de leitura, formação de leitores.
Artigo completo em pdf